terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Luz de Chiara

As vezes chega a ser engraçado a maneira com que a Providência de Deus encaminha as coisas na nossa vida, de um jeito inesperado, mas sempre certeiro e coerente.

Meses atrás, quando ainda estava no Brasil, comprei um livro na internet sobre um tema qualquer. Quando a encomenda chegou em casa, tive a boa surpresa de encontrar dois livros: um extra como presente da loja. Esse livro-presente chamou minha atenção, era o "25 minutos - A vida de Chiara Luce Badano", de Franz Coriasco. Me chamou a atenção porque já havia, alguns anos antes, lido um artigo sobre essa garota, recém beatificada pelo Papa Bento XVI, numa revista do Movimento dos Focolares na casa de minha avó. Seu nome havia me cativado: Chiara Luce (Clara Luz) e, por isso, guardei um pouco de sua história comigo.

Bom, semanas se passaram, arrumei minhas coisas e vim morar na Espanha. Comigo, trouxe alguns livros que ainda não tinha lido. E entre eles, o livrinho azul sobre Chiara que havia ganhado de presente.

Mas algo inesperado aconteceu ao chegar nesse novo país. Enquanto esperava a mesma acolhida que encontramos na Igreja no Brasil, o que encontrei na verdade foi a mais pura e simples secura e descaso com a Igreja. Encontrei um país que quase completamente se descristianizou, com Igrejas vazias, fechadas e tristes. O choque para mim, ainda dependente de laços humanos, foi grande e, por um breve momento, me vi perdida e sem rumo. Minha fé, até então baseada em estruturas terrenas, foi aos poucos desmantelando-se e já não podia sentir a presença de Deus ao meu redor, como até pouco tempo eu sentia. Por uma série de decepções seguidas, pouco ao pouco diminui meu passo, até caminhar na direção oposta do Pai.

Foi nesse momento, em que eu aos poucos me perdia, que Deus se mostrou presente na minha vida e revelou um plano que eu nem imaginava. Mas nada aconteceu de maneira mágica. Decidi não me deixar perder e insistir mesmo não sentindo nada. De maneira tranquila, resolvi não exigir de mim mesma nada superior às minhas forças e nem um sacrifício particularmente exigente. Mas simplesmente viver cada dia. 

Assim, ao completar a leitura de um livro, decidir escolher um novo da minha pequena "pilha de não-lidos" e me lembrei do "25 minutos". Comecei a lê-lo meio duvidosa do estilo do autor e com a insegurança em relação a certas narrativas que me é particular. Em geral, costumo ser bastante exigente com livros e filmes e me canso rapidamente de descrições lentas demais, piegas demais ou inventivas demais. 
Mas com esse livro não. Não que o estilo do autor seja impecável. Não que se trate de uma obra-prima da literatura. O que me tocou foi novamente aquela Clara Luz. A história dessa menina, do início ao fim, comove. 

E, de uma maneira providencial, exatamente para o propósito para o qual servem os santos, Chiara Luce me resgatou da minha estrada pessoal e me mostrou a beleza de ser cristão e a maravilha da santidade.

Sua vida foi permeada pelo Sagrado desde a mais tenra idade, sem nenhum acontecimento especial, simplesmente pelo Amor a Deus, com quem tinha um relacionamento muito íntimo, e ao próximo, pela referência moral sempre presente de seus pais, pela ternura, coerência nas ações, elegância no agir e carinho. 

Beata Chiara "Luce" Baldano
Num mundo onde o jovem é rapidamente inserido em estereótipos, ao olharmos a imagem de Chiara Baldano, podemos supor diversas coisas sobre sua vida, mas raros são aqueles que suporiam santidade. Após 17 anos de uma vida simples e sem nenhum acontecimento necessariamente espetacular, Chiara foi diagnosticada com um câncer raro e incurável. Foi a partir daí que sua santidade se mostrou clara para muitos. Se entregou de maneira heroica aos desígnios de Deus, oferecendo seus sofrimentos, que foram muitos, a diversas causas e pessoas, sempre com a serenidade e felicidade no olhar.
Não se tratava de resignação, mas de entrega completa a Deus e amor imenso ao próprio.

Após cerca de um ano e meio depois do diagnóstico, tempo do qual passou boa parte na cama, já sem o movimento das pernas, Chiara "Luce" Baldano faleceu, deixando uma legião de pessoas admiradas com sua certeza e coragem. Faleceu certa que encontraria o Paraíso após aquela Porta que chamamos de morte. 

Os detalhes e meandros de sua existência "pipocam" hoje em dia na internet (que nem existia à época de sua morte), cativando cada dia mais jovens e mostrando que a vida cristã perfeita é possível sim, mesmo nos dias de hoje. Chiara se foi para entrar na vida eterna em Outubro de 1990 e é, hoje para nós, uma intercessora que encontrou seu lugar junto do Pai e um exemplo de trajetória para todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário