sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Conhecendo a Liturgia das Horas

Conheci uma "majísima" senhora galega a umas semanas atrás. Esta senhora, Maria de Jesus, ficou super feliz ao saber que eu era brasileira. Ela já havia estado no Brasil algumas vezes e, segundo ela, foi a Providência que nos uniu e que a espiritualidade que existe no Brasil não se encontra na Europa inteira.
Como eu mesma já disse aqui, o meu primeiro contato com a Igreja na Espanha foi de fato um choque e a diferença entre Brasil e Europa é gigante. Mas isso não quer dizer necessariamente que a vivência espiritual dos católico no Brasil seja um exemplo a ser seguido pelo mundo todo.
A Europa tem muitas coisas a nos ensinar...
Durante breves 3 dias que passei na Itália no mês de novembro, conheci um grupos de senhorinhas muito simpáticas e acolhedoras que, antes da Missa, recitavam uma oração de um livrinho que eu nunca tinha visto. 
Também, na semana passada, tive a mesma experiência, dessa vez em catalão: antes da Missa na igreja de São Carlos Borromeo, a mesma sequência de oração retirada de um livrinho. Dessa vez, eu prestei mais atenção. Apesar de não entender muito as palavras que liam, pude entender que se tratava a Liturgia das Horas, que eu já tinha ouvido falar mas que nunca experimentei no Brasil.
Assim, aos poucos, fui juntando os pontos.
O meu livrinho de liturgia diária que eu adotei desde que cheguei aqui, o Magnificat, contem duas orações todos os dias que eu simplesmente ignorava. Depois de conhecer um pouco da Liturgia das Horas, vi que tais orações fazem parte dessa prática que é, de fato, uma prática bem mais comum entre os espanhóis que entre brasileiros.
(Eu imagino que diversas pessoas no Brasil rezam sim a Liturgia das Horas, mas penso que é um hábito mais comum entre os fiéis europeus. Afinal, foi só aqui que "esbarrei" duas vezes seguida nessa oração até então desconhecida por mim).
Magnificat de Dezembro
Mas o que é então a Liturgia das Horas, ou Ofício Divino?
A Liturgia das Horas é conhecida como a oração oficial da Igreja. Esse título fez com que, ao longo do tempo, as pessoas pensassem que se tratasse de uma oração exclusiva do clero ou dos religiosos.
Mas não é nada disso. É a oração em que a Igreja, toda junta, reza por cada um individualmente e pela própria Igreja como um todo. Sua função, como o nome diz, é a santificação das horas e, assim, do dia como um todo. Através da Liturgia das Horas e de uma oração constante cumprimos o que o próprio Jesus nos recomenda: 
"Orai sem cessar.
Em todas as circunstâncias, dai graças,
porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo."

Ao contrário do que eu acreditava, não é feita para ser rezada de hora em hora (o que seria muito difícil), mas, estritamente falando, a cada 3 horas. Em sua origem, baseada no ritmo de oração dos monastérios, a Liturgia das Horas nos apresenta 7 orações para o decorrer do dia: 

  1. O Ofício das Leituras, durante a madrugada (ou quando for possível ao longo do dia);
  2. As Laudes ou Oração da Manhã, às 6 da manhã;
  3. A Terça, às 9 da manhã;
  4. A Sexta, ao meio dia;
  5. A Nona, às 3 da tarde;
  6. As Vesperas ou Oração da Tarde, às 18 horas e
  7. As Completas, à noite, antes de dormir.

Costumeiramente, a terça, sexta e nona são rezadas juntas ao meio dia, ou Hora Média, somando, assim, 5 orações ao largo do dia e assim, em diversos momentos diários, a Liturgia das Horas expressa esse contínuo "ir beber da Água Viva" cada vez que tenhamos sede. Nossa alma no meio desse mundo, se afoga e necessita chegar perto de Deus, fonte de amor, para que Ele reanime e vivifique nosso interior.

A Liturgia das Horas é composta principalmente de Salmos e Hinos do Novo e Velho Testamentos. Quem a reza diariamente, ao final de um mês terá rezado todos os 150 Salmos. Além disso, possui um conjunto belíssimo de passagens bíblias e preces que tornam a "conversa" com o Pai mais simples e proveitosa: falar com Deus usando Suas próprias palavras. 
Para nós, fiéis leigos, a Igreja Recomenda a oração da Liturgia das Horas compreendendo as orações mais importantes que são as Laudes, as Vesperas e as Completas (justamente aquelas presentes nesse livrinho de liturgia diária tão comum na Espanha e que eu ignorei por tanto tempo).
As Laudes são compostas por Salmos e Hinos de louvor, que louvam a Deus por mais um dias e o colocam em suas mãos. Apresenta também o Benedictus, ou Cântico de Zacarias (Lc 1, 68-79).
As Vesperas, rezadas ao fim do dia de trabalho, são compostas por Salmos e Hinos de agradecimento, de Ação de Graças pelo fim de mais um dia. Apresenta o Magnificat, ou Cântico de Maria (Lc 1, 46-55).
As Completas são rezadas na preparação para o descanso noturno e com elas terminamos o "rito de orações" e nos encomendamos ao Senhor antes dormir. Apresentam o Cântico de Simeão (Lc 2,29-32). 

No site LiturgiadasHoras.Org, é possível encontrar, em português, as orações de cada dia e cada hora.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a Liturgia das Horas e se propor essa experiência? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário