segunda-feira, 12 de maio de 2014

Como minha gravidez transformou a minha fé

Para mim, se houve algum dia em que eu duvidei de que queria ser mãe, esse dia passou muito rápido.
Desde muito novinha eu tinha certeza da minha vocação para a maternidade. 

Depois de casada, começou em minha cabeça (na nossa, na verdade) um pensamento constante sobre quando seria a época adequada para começarmos nossa família. 

Eu sempre estive convicta de que tudo acontece de acordo com os planos de Deus e não os nossos. Nossa missão é simplesmente estar abertos à vontade divina.
Mal imaginava o peso e a verdade disso...

No meio de uma temporada fora do Brasil para estudos do meu marido, a grande surpresa: estávamos grávidos.
Longe de ser a situação ideal, não me preocupei por saber que o Pai estava do nosso lado e que, independentemente de onde estivesse, meu marido e minha família sempre me dariam todo o suporte necessário.

Na primeira ecografia, a surpresa se renovou ao descobrirmos que não se tratava de um bebêzinho, mas dois! Isso mesmo! Gêmeos! Pedi por uma milagre e fomos abençoados com dois.

Com o passar das semanas e depois de outra ecografia, soubemos no diagnóstico: gêmeos monoamnióticos, também chamados gêmeos mono mono. 
Se trata de um tipo de gravidez gemelar bastante rara, que ocorre em cerca de 1 a 3% dos casos de gêmeos.
Significa que a divisão do embrião que gerou os dois embriõesinhos ocorreu tardiamente, depois da implantação no útero e, sendo assim, os dois bebêzinhos dividem o mesmo saco gestacional e a mesma placenta. 
Eles estão em contato íntimo um com o outro, como se crescessem no mesmo quarto da mesma casa. Em geral os gêmeos dividem somente a casa, e há ao menos uma membrana que os separa. 

No último final de semana, nos EUA, as gêmeas mono mono Jenna e Jillian nasceram de mãos dadas


Descobrir o tipo de gemelares que temos não significou apenas descobrir que fazemos parte de um grupo seleto de pais ao redor do mundo com esse tipo de gravidez, significou também conhecer os riscos que essa condição apresenta.

O consenso atual é de que, sem supervisão cuidadosa, existe 50% de chance morte dos bebês na barriga. O principal risco é o de enrolamento dos cordões dos dois bebês, causando falta de nutrição de um ou de ambos. Como não existe separação entre eles, o seu movimento no útero faz com que os cordões se entrelassem, correndo o risco de fazerem um verdadeiro nó que impede a circulação sanguínea. 

A grande maioria de gêmeos mono mono nascem às 32-34 semanas, sempre por meio de cesareana. E quase sempre necessitam de passar um tempo na uti neonatal, devido a prematuridade.

Conhecer tudo isso me assustou bastante! Como assim? Depois de tamanha felicidade, meu mundo caía com notícias tão arrasadoras?
Fiz então meu dever de casa. Pesquisei os casos de sucesso, os procedimentos usados, lí artigos e mais artigos. 

Mas como se consolar quando as evidências sugerem o contrário?
Foi aí que eu olhei pra tudo o que tinha passado na minha vida e tive a mais clara certeza de tudo havia sido orquestrado pelo Meu Pai que está no céu.
Toda vida provém Dele.
Antes de serem meus filhos, esses dois bebêzinhos aqui são filhos de Deus.

Compreendi que, mesmo que eu sempre falasse em fazer a vontade Dele, meu coração ainda estava preso em fazer a minha própria vontade.
Foi nesse momento, em eu não podia fazer nada além de esperar e torcer para que tudo ficasse bem, que eu percebi a grande oportunidade de exercer a minha fé com o fervor que eu sempre imaginei ter. Colocar tudo nas mãos de Deus e confiar, só isso. Ele sabe o que é o melhor para mim, para nós.

A minha maior dificuldade sempre foi essa, esse ego que me faz dizer "Seja feita a Vossa vontade" enquanto penso "contanto de esteja de acordo com a minha".
Tudo o que a gente vem passando com essa gravidez (que está correndo super bem, diga-se de passagem), me ensinou a pedir todos os dias: 

"Senhor, me ensine a amar a Vossa vontade. E, mesmo que eu não a compreenda, que eu tenha a coragem de realizá-la. Amém!"

E agora? Não há mais vestígios de medo no meu coração.



10 comentários:

  1. Mariana, você sempre foi e é uma pessoa muito iluminada, tenho certeza que sua gravidez e seus filhos também são muito iluminados e abençoados por Ele! Saudades...
    Lorena

    ResponderExcluir
  2. Nossa ler isso me alivia, hj tive esse diagnóstico, nossa por um momento meu chão sumiu, mas fe é oque não me falta.
    Então que venham minhas meninas que estou com o coração apertado pra ver o rostinho delas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ler isso me alivia, hj tive esse diagnóstico, nossa por um momento meu chão sumiu, mas fe é oque não me falta.
    Então que venham minhas meninas que estou com o coração apertado pra ver o rostinho delas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Debora!!
    Você acaba de embarcar numa experiência única, que vai mudar a sua vida.
    Nunca deixe de confiar em Deus!!!
    As minhas meninas completam 2 anos neste final de semana e mesmo que a jornada tenha sido dura, tem valido a pena.
    Hoje, as incertezas da gravidez e o tempo de UTI são apenas uma lembrança distante que me fazem valorizar cada segundo da vida das minhas filhas.
    Um abraço e estou aqui se precisar!

    ResponderExcluir
  5. Também sou mãe de duas meninas mono mono , estou com 14 semanas e por mais que eu ouça várias coisas a respeito , a minha fé em Deus e sempre maior ..

    ResponderExcluir
  6. Marina muito obrigada pelo seu relato. Também estou grávida de gêmeos mono mono, e realmente o que lemos e ouvimos por aí não é nada animador, mas é como você disse devemos deixar nas mãos de Deus. Muito obrigada por compartilhar sua história. Que Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim! Já estou nas 38 semanas e me sinto super bem, ainda dirijo é não paro queta rsrsrs acredito que quando Deus está no controle de nossas vidas, não há com que se preocupar.

      Excluir
    2. Oi Cristiane! E ai? Como está indo? Se precisar de conversar, estamos aqui! :) um abraço e Deus continue te abençoando.

      Excluir
  7. Olá! Estou com 38 semanas de gêmeos mono mono. Graças a Deus,desde o início tudo está correndo bem, já tive muito medo de não chegar nem nas 34 semanas.mas até aqui,tem nos sustentado o SENHOR. Minha Cesária tá marcada pra domingo dia 21 e creio que já deu tudo certo. Então para Deus, tudo é possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 38 semanas? Uau! Que milagre de Deus maravilhoso! Me conta depois como foi o parto. Deus te abençoe.

      Excluir