terça-feira, 20 de maio de 2014

Santa das Rosas

Nessa semana lembramos, no dia 22/05, de uma das Santas mais queridas da Igreja. Uma Santa pela qual eu possuo um carinho especial: Santa Rita de Cássia, a Santa das Rosas.

Mas antes de falar um pouquinho dela, vamos entender o que é ser Santo e o que o Magistério da Igreja nos ensina sobre santidade. 
A constituição dogmática Lumen Gentium (LG), no seu número 10, afirma que: 

"Munidos de tantos e tão grandes meios de salvação, todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho."

Mais adiante, no seu número 40, a LG nos lembra que o grande autor e consumador dessa perfeição à qual nos convida é o próprio Cristo:

"Jesus, mestre e modelo divino de toda a perfeição, pregou a santidade de vida, de que Ele é autor e consumador, a todos e a cada um dos seus discípulos, de qualquer condição: «sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito»"


Compreendemos então, a santidade com a configuração à Cristo, modelo de perfeição, a quem devemos, como o nosso esforço diário, imitar, de modo que possamos um dia dizer como o Apóstolo São Paulo: 


"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim."
Gálatas 2:20


O número 40 da Lumen Gentium continua:


"Os seguidores de Cristo, chamados por Deus e justificados no Senhor Jesus, não por merecimento próprio mas pela vontade e graça de Deus, são feitos, pelo Batismo da fé, verdadeiramente filhos e participantes da natureza divina e, por conseguinte, realmente santos. É necessário, portanto, que, com o auxílio divino, conservem e aperfeiçoem, vivendo-a, esta santidade que receberam."


Todos nós, sem exceção, somos chamados à santidade em Cristo. Somos chamados a aperfeiçoar o dom que recebemos no nosso batismo e deixar que, pela graça de Deus, diminuamos para que Cristo cresça em nós. 

É isso que a Igreja chama de Santos: pessoas que viveram de forma tão intensa e verdadeira o Evangelho, que se deixaram levar pela mão do Pai, que aperfeiçoaram de tal maneira seu ser que permitiram que Cristo crescesse nelas, sendo maior que elas próprias jamais seriam. Acreditamos que tais pessoas, não por mérito próprio, mas pela graça de Deus, já compartilham da alegria de ver o Pai face a face, já que sua santidade e perfeição às permitiram conquistar o céu. 

E como sabemos disso? Bom, uma maneira é pelos milagres e graças obtidos quando fiéis ao redor do mundo rezam pela intercessão do santo. Os milagres são um sinal da intimidade daquela criatura com o Pai.

E quanto à Santa Rita?

Santa Rita é o exemplo perfeito de tudo aquilo que a Igreja nos ensina sobre o que é ser santo. 

Ela foi filha, esposa, mãe e freira. 

E em cada momento da sua vida soube viver de maneira exemplar o Evangelho. 



Sua dedicação e seu amor a Cristo foram vividos no altar e na maternidade, no cuidado com os mais pobres e doentes, no dia a dia de uma região atormentada por guerras, na obediência do hábito e na paciência com um marido violento. 

Santa Rita nos ensina, assim como afirma a Lumen Gentium, que é possível sermos santos no nosso próprio estado de vida, com nossas própria preocupações diárias, com nossas contas a pagar, crianças para educar, maridos para amar.


Ela se tornou se tal maneira configurada a Jesus que chegou a receber na própria fronte uma das Suas chagas. Um dia, após ouvir uma pregação sobre a Paixão do Senhor, voltando ao convento, profundamente emocionada com o que ouvira, prostrou-se diante do crucifixo e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores. Naquele momento, uma dor agonizante na testa a fez desmaiar. Ao acordar, o sinal da coroa de espinhos, que a iria acompanhar até a sua morte, já estava marcado no seu rosto. 




Minha mãe uma vez me disse que os devotos de Santa Rita sofrem muito. Acho que, pelo contrário, as pessoas que encontram muitas dificuldades na vida vêem nessa santa um ombro amigo a mais e uma ajuda intercessora junto ao Pai. E por causa dos tantos milagres e tantas graças que os "grande sofredores" alcançam pedindo junto a ela, tornou-se conhecida como a Santa das causa impossíveis. 

Conheci sua história através do filme que posto abaixo. Fiquei encantada e a partir de então a tomei como modelo. Desde aquela época, e porque para mim ela é um grande exemplo de mulher cristã, ao seu lado rezei por um companheiro, por um casamento santo, pelos filhos que agora espero. E como homenagem, uma das bebês que agora carrego (se o sexo se confirmar, rsrs) será chamada Rita. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário