domingo, 11 de agosto de 2013

Caridade

Coisa linda é conhecer uma pessoa caridosa.
Não sei se pela raridade que é, hoje, encontrar uma pessoa que ama verdadeiramente seu próximo (e que demonstra isso através de ações), quando a encontramos, nosso coração quase que pára um instante curioso e admirado.

Mas o que é a caridade?

São Tomás de Aquino, na sua Suma Teológica nos ensina que:
"A caridade acrescenta ao amor uma certa perfeição de amor, na medida em que aquilo que se ama é considerado como de preço elevado, como a própria palavra o indica". (Suma Teológica I-II, q. 26, a. 3).

É uma das chamadas Virtudes Teologais.

As virtudes teologais (fé, esperança e caridade) são dons infusos por Deus no momento do Batismo. Deus infunde nas nossas almas, sem nenhum mérito nosso, essas virtudes, que são disposições habituais e firmes para fazer o bem.

"A caridade não significa somente amor a Deus, mas também certa amizade com ele. Essa amizade acrescenta ao amor a reciprocidade no amor, uma comunhão mútua [...] E que isto pertença à caridade consta claramente em 1Jo 4,16: ‘Quem permanece na caridade, permanece em Deus e Deus permanece nele’" (Suma Teológica I-II, q. 65, a. 5).

Mas é importante notarmos que, com relação à a caridade, deve-se ter em conta que o amor a Deus e o amor ao próximo são uma mesma e única coisa, de modo que um depende do outro.
Assim, tanto mais vamos amar ao próximo quanto mais amarmos a Deus e tanto mais amaremos a Deus quanto mais de verdade amarmos ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário